sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Surgimento do calçado

Olá pessoal;

Segue nesta postagem o histórico mais provável do surgimento do calçado;

Existem evidencias que os calçados sugiram a partir de 10 mil a. C., estas evidencias foram encontradas em cavernas na Espanha e no sul da França, onde pode-se observar pinturas que fazem referência ao calçado;

Entre os utensílios encontrados naquela época existem vários que serviam para raspar as peles, indicando que a arte de curtir é bastante antiga.

Em câmaras egípcias subterrâneas usadas para enterros chamadas hipogeu, foram descobertas pinturas que representavam as diversas etapas de preparação do couro e do calçados; estas pinturas datam de 6 a 7 mil anos a.C.

No antigo Egito apenas os nobres possuíam sandálias, que eram confeccionadas em palha, papiro ou fibra de palmeira.

Na mesopotâmia eram comuns os sapatos de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material.

Na Grécia antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo.

Na Roma Antiga, o calçado indicava através da cor e do modelo a classe social.
Ex: Cônsules usavam sapato brancos,
Os senadores sapatos marrons

Na Idade Média, tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante ao das sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas, atadas à frente e ao lado. O material mais utilizadocorrente era a pele de bovina, mas já se utilizava a pele de cabra para produzir botas de qualidade superior.

Foi o rei Eduardo I na Inglaterra quem padronizou a numeração dos calçados.
A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642, quando Thomas Pendleton forneceu quatro mil pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos.

Em meados do século XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados mas.

A partir da quarta década do século XX, grandes mudanças começam a acontecer na indústria calçadista, como a troca do couro utilizado em solados pela borracha e pelos materiais sintéticos utilizados no cabedal, principalmente nos calçados femininos e infantis.

Nenhum comentário: