sexta-feira, 7 de junho de 2013

Couro Sintético

Caros Leitores;

Boa noite a todos;

Estamos de volta;

      Nesta postagem iremos abordar um assunto atualmente muito discutido; a utilização de laminados sintéticos nas confecções de calçado e a designação destes laminados.
      É comum ver a utilização do termo couro sintético ou ainda couro ecológico, o que claramente se torna um problema de entendimento por parte do usuário.
      É importante lembra que existe no Brasil a lei 4.888 vigente desde 1965 que proíbe a utilização do termo couro em produtos que não tenham sido obtidos exclusivamente de pele animal, assim como também pune quem usa a expressão "couro legítimo". Tais infrações constituem crime de concorrência desleal prevista no artigo 195 do Código Penal.
      O texto da lei diz: "Art. 1º: Fica proibido pôr à venda ou vender, sob o  nome de couro, produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal."
      Existem ideias divergentes quanto a aplicação da norma, mas  o que se percebe e um desrespeito total de tal lei.
      É importante salientar que a industria de laminados sintéticos passou nos últimos anos por uma incrível evolução, onde foram obtidos materiais com características fantásticas.
     Devemos salientar o grande diferencial entre o couro e o laminado sintético que esta principalmente ligado as características de absorção e dessorção do vapor d´agua (suor) pelos materiais. Hoje existem laminados sintéticos com características iguais e até mesmo superiores que as características do couro. Podemos destacar as microfibras com base PU que possuem grande poder de absorção e dessorção, além de uma alta resistência a tração, alongamento e rasgamento; tal material em nada se compara com os antigos laminados de PVC.
      Apesar desta evolução devemos deixar claro que couro é couro, e ponto final.
      Esperamos que as empresas ligadas a fabricação de laminados sintéticos e as empresas que utilizam tais materiais para confecção de calçados, bolsas acessórios e outros, trabalhem com seriedade apontando as características dos laminados sintéticos utilizados para tal, com isto tais empresas demonstrarão respeito ao consumidor.


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Hugo !

Sou uma pequena artesã aqui de SP/Capital, faço sandalias femininas rasteiras e quero fazer alguns modelos de salto, sei que a construção é diferente e estou tendo muita dificuldade para encontrar informações a respeito, pois como minha produção será pequena, nenhuma empresa que entrei em contato me retorna ou me explica.

Pesquisando na internet achei seu blog e tem muitas coisas que me servirão, vc está de parabens.

O que quero fazer são sandalias/sapatos, estilo retro/vintage com salto de 4 cm quadrado.

Tenho 2 perguntas: Que material o solado deve ser: couro, micro, collorplac ? Esse solado precisa necessariamente ser termoconformado ou não?

Vc conhece a marca "Selo de Controle" ? Quero fazer algo parecido, com o mesmo conceito.

Será que vc consegue me dar uma luz? Nem sei se é sua área., mas qq informação me ajudará.
Grata

Adriana
(kadrisd@bol.com.br)
(11) 9.6628-5211 - claro
(11) 9.5118-9869 - tim