quarta-feira, 14 de maio de 2008

Detalhamento do processamento de peles

Detalhamento das operações envolvidas no processamento do couro

A) Operação de ribeira:

Remolho: O remolho tem por finalidade repor no menor espaço de tempo possível, o teor de água apresentado pelas peles quando estas recobriam o animal.
Além desta reposição da água, o remolho tem ainda por finalidade limpara as peles eliminando impurezas aderidas aos pelos, bem como extraindo proteínas e materiais interfibrilares.
Esta etapa deve ser convenientemente conduzida, pois qualquer excesso ou deficiência causa problemas às operações posteriores:
O remolho deficiente poderá causar flor quebradiça, provocar no couro o aparecimento de zonas mais rígidas, bem como originar couro duro e encartonado.
Já o remolho em excesso, poderá determinar outros defeitos na matéria prima, tais como furos, flor frouxa, couros sem flor, couros vazios, perda de substancias dérmicas, etc...
Para um processo de remolho de boa qualidade deve-se levar em consideração uma serie de fatores, tais como a qualidade da água, a temperatura, o tempo, a agitação do banho, o tipo de conservação, a classificação das peles , a razão peso de peles / volume de banho, etc., os quais devem ser convenientemente controlados para que se possa obter o material devidamente remolhado, sem deficiência nem excessos.

Depilação e caleiro: O processo de depilação e caleiro é feito para atender os seguintes objetivos: retirar o pêlo ou a lã da pele, remover a epiderme, intumescer e separar as fibras e fibrilas do colágeno, continuar o desengraxe que tem início no remolho e modificar as moléculas de colágeno, transformando alguns grupos reativos e algumas ligações entre as fibras. A consecução dos objetivos citados é fundamental para a obtenção de couros de qualidade, entretanto para peles em que se deseja preservar a epiderme e os pêlos ou a lã, devem-se empregar sistemas adequados de trabalho, sem depilação.

Desencalgem: Este processo remove as substâncias alcalinas depositadas ou quimicamente combinadas à pele. Na desencalagem, são utilizados agentes que reagem com a cal, dando origem a produtos de grande solubilidade facilmente removíveis por lavagem. Consegue-se assim reverter o inchamento da pele já desprovida de pêlo.

Purga: A purga age sobre as peles retirando materiais queratinosos degradados, desdobrando gorduras em ácidos graxos e glicerol e decompondo fibroplastos. Na purga, enzimas proteolíticas limpam a pele dos restos de epiderme, pêlo e gordura, originando uma flor mais fina e sedosa. Peles não submetidas a tratamento de purga apresentam tato áspero, com acentuação de certos defeitos nas operações complementares.

Píquel: O píquel tem por objetivo preparar as fibras colágenas para uma fácil penetração do curtente cromo. Para tal, o píquel deve acidificar a pele. A operação de píquel é muito importante para a etapa seguinte que é o curtimento.

Nenhum comentário: