segunda-feira, 26 de maio de 2008

Principais tipos de acabamento do couro

Após falarmos sobre o processamento do couro, e importante destacar que obtém-se uma imensa variedade de materiais que podem ser usados para os mais variados fins. Abaixo segue alguns dos principais tipos de couro obtidos com o curtimento.

Couros derivados de bovinos

Nubuck: Material o qual a flor é lixada de maneira a se obter um toque aveludado, não pode ser engraxado e requer cuidados especiais na sua manutenção. Usado em cabedal de calçados, estofamento e no vestuário.

Camurça: Normalmente um subproduto, do couro, pois é sua camada inferior. Era utilizada para convecção de luvas, vestimentas e outros produtos de menor valor agregado; com o avanço nos processos de curtimento passou a ser utilizada em larga escala em cabedais de calçados.

Box: Couro lixado, com forte pigmentação, de aparência bastante polida, fácil manutenção, porém bastante duro. Era usado em calçados clássicos ou colegial, e em artefatos e de passeio atualmente.

Metalizados: Couro acabado com aparência metálica, da qual é obtida com o uso de pastas pigmentadas metalizadas e pela transferência de folhas microporosas.

Atanado ou Vegetal: Tipo de curtimento com extratos vegetais. Este couro absorve bem água e vapor, é permeável ao suor, pouco elástico e limitada solidez à luz. Usado em solas, sandálias, calçados, estofados e artefatos.

Pull-up: Acabamento que usa produtos especiais que alteram a tonalidade do couro quando sujeito à dobra.

Sola: Couro curtido ao tanino, muito espesso. É usado em solas de qualidade. Pouco elástico, impermeável à umidade, e tem boa absorção de suor.

Couro com Pêlo: Couro bovino em que é mantida intacta a camada epidérmica (de pêlos).

Verniz: O acabamento é um filme com alto brilho, incolor ou pigmentado, liso ou com estampa. É usado em calçados e artefatos.

Polido: Couro liso de aspecto natural e lustrado obtido, principalmente, pelo acabamento da base protéica. Usado e calçados, botas e bolsas de alta qualidade.

Anilina: Acabamento realizado em couros com poucos defeitos, caracterizado pela ausência de pigmentos de cobertura. O acabamento transparente permite visualizar o aspecto natural da flor.

Relax: Couro com toque cheio, recebe gravação com uma estampa característica, que resulta em uma aparência corrugada.

Vegetale: Um couro nobre, peles pequenas, toque macio, isto o torna um produto com características naturais.

Couros derivados de caprinos

Pelica: Usado para sapatos mais clássicos ou com uma proposta de conforto, podendo até ser apresentado em sapatos de moda, pele fina, macia, normalmente com brilho, também encontrada em versão de camurça. Por ser fina em sua espessura, pode romper mais facilmente.

Mestiço: Couro macio, bastante maleável, com pouco brilho, de poros mais abertos que a pelica, mas também de boa qualidade, e apresentando características muito semelhantes a da pelica no conceito.

2 comentários:

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Posso usar raspa de couro acabada em sofás?

Anônimo disse...

não